quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

O que é a água

                                                                          Água

   É um líquido incolor, insípido e inodoro.É um composto bastante simples formado de duas partes de hidrogênio e uma de oxigênio. de todos os nutrientes essenciais, ela é a mais importante. embora os seres humanos possam sobreviver cerca de sete dias sem água em perfeitas condições, a desidratação, ou perda rápida de água, pode
ser fatal em um período relativamente curto, em questão de horas quando crianças pequenas com diarreia perdem grandes quantidades de água.
   A água não fornece energia alimentar, mas o organismo humano só consegue utilizar a maior parte dos nutrientes essências à vida por causa da sua reação com água. Ele constitui a maior parte do peso corporal e fornece o meio para que os outros nutrientes possam agir. Embora a água tenha várias funções diferentes no metabolismo humano uma das mais importantes, sobretudo para os atletas, é o controle da temperatura corporal.
   Quando o organismo perde fluídos por qualquer via, ele não perde apenas água, mas eletrólitos também. Os eletrólitos estão envolvidos em inúmeras funções fisiológicas, como contração muscular e equilíbrio de fluídos. Uma condição anormal de eletrólitos pode influenciar de maneira adversa tanto a saúde como o desempenho físico.

   Necessidade diária de àgua

   A exigência de água do organismo varia de acordo com o peso do indivíduo e a fase da vida em que ele se encontra. Em níveis normais de temperatura ambiente e de atividade,o adulto comum precisa de um mililitro de água por caloria ingerida. Tanto para a mulher como para o homem, a quantidade ideal para manter o equilíbrio adequada de água, situa-se em faixa entre 2.000 e 2.800, respectivamente, ou dois e três litros.

   O equilíbrio de água do organismo ocorre quando a quantidade que sai é igual à que entra. uma pequena quantidade é perdida nas fezes e no ar que expiramos. a perspiração insensível da pele, não visível, é constituída quase que de água pura e é responsável por 30% das perdas de água do organismo. As perdas da transpiração podem aumentar consideravelmente durante o exercício e/ou em ambientes quentes.A excreção urinária é a forma mais comum de perder água. Ela pode aumentar com o uso de diuréticos, incluindo álcool e cafeína,ou com uma alimentação rica em proteínas, que eleva a produção de ureia e que precisa ser excretada pelos rins.

   A ingestão de bebidas, como água, refrigerantes, leite,café e chá é a principal forma de repor as perdas de água. Entretanto, os alimentos sólidos também contribuem para o estoque de água. A quantidade de água dos alimentos é variada: certosalimentos, como alface, aipo, melão e a maior parte das frutas, contêm cerca de 90% de água, outros contêm mais de 60% mesmo o pão, um alimento aparentemente seco, conta~em 36% de água.






Câncer (receita desintoxicante, anticancerígena e vitaminada e sucos)

                                   Câncer

          É uma doença caracterizada pela alteração de células do organismo que começam a se multiplicar de forma desordenada. Possui influência genética mas a principal causa são os maus hábitos durante a vida, como alimentação incorreta rica em alimentos industrializados, excesso de exposição solar, cigarro, álcool, entre outros.
          Uma alimentação rica em frutas e vegetais comprovadamente reduz os riscos de desenvolver a doença, pois estes contêm elementos anticancerígenos naturais. Indica-se ingestão de no mínimo oito tipos de vegetais diferentes por dia.

                                   Receita desintoxicante, anticancerígena e vitaminada. 

                           200g de melancia
                                   1 maçã sem casca e suco de limão

                                   Modo de preparo: bater os ingredientes e tomar gelado.

                                   Suco de tomate

                                  2 tomates maduros e picados
                                   2 copos de água
                                   1 colher de chá de sal
                                   1 galhinho de hortelã

                                   Modo de preparo: bater tudo no liquidificador por tempo suficiente que possa    triturar bem o tomate. O ideal é tomar sem coar por causa das fibras.

                                   Suco verde

                           Bloqueia muitas espécies de câncer, segundo a Universidade de Harvard, em Boston, Estados Unidos.
                
                          2g de brócolis 
                                   2g de repolho
                                   2g de couve
                                   2g de couve-flor
                                   2g de agrião
                                   2 copos de água de coco
                                   
                                   Modo de preparo: colocar numa centrífuga, tomar 2 copos ao dia.

                                                       Principais elementos terapêuticos 

                           Melancia: mata a sede, hidrata, é anticancerígena, por causa do licopeno e aumenta os glóbulos vermelhos. Vitaminas: A, B1 e B5 e C. Minerais: fósforo ferro, potássio e cálcio. 
                                  
                                   Tomate: potente anticancerígeno, em virtude do licopeno. Vitaminas: A e C. Minerais: potássio e cálcio.

                                   Couve-flor: contém potássio, cálcio, enxofre, magnésio e ferro, além de vitaminas A e do complexo B e C.

                                   Repolho: contém ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitaminas do complexo B e A. Ajuda na cicatrização de feridas e é indicada contra infecções. Contém indol

                                   Couve: contém fósforo, cálcio, magnésio, ferro, vitaminas do complexo B, A, C e Indol. É bastante utilizada em enfermidades do fígado.

                                   Agrião: é um poderoso agente de limpeza do organismo, especialmente na corrente sanguínea. Dissolve a fibrina coagulada nos vasos sanguíneos, que pode causar fadiga. Contém indol.

                                   Brócolis: membro da família dos crucíferos. Contém indol. 

                                   Indol 3-carbinol: chamado simplesmente de indol, decompõe compostos tóxico que poderiam aderir às células. Pode bloquear muitas espécies de câncer, segundo estudos de varias Universsidades Americanas, entre elas, a de Harvard, em Boston.

Fonte: Editora Elevação


  Os vegetais e as frutas, não são remédios. São apenas alimentos energéticos nutritivos, que oferecem ao organismo vitaminas e sais minerais para mantê-lo saudável.
 As informações e procedimentos de doenças não pretendem substituir medicamentos ou consultas médicas.
 Qualquer tentativa de diagnosticar ou tratar uma enfermidade deve estar sob orientação médica
.

                                   .
                                  

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Ácido úrico

                                                    Ácido úrico

        Doença caracterizada por inchaço, inflamação, dor e sensibilidade nas juntas. Pode afetar as articulações dos pés, base dos dedos, joelhos, tornozelos, pulsos e dedos das mãos. É um tipo de artrite decorrente de um defeito de genes hereditários, afetam a excreção de ácido úrico pelos rins.
        Quando os cristais de ácido úrico se depositam no líquido sinuvial (que envolve as articulações), o sistema imunológico tenta eliminá-los, causando a inflamação. Com o tempo, formam-se caroços salientes nas articulações.
         Alimentos que aumentam o ácido úrico: carne de frango, (principalmente com pele), caldo de carne, peixes defumados, peixes enlatados, lentilhas, sementes de tomate, chocolate, cerveja, vinho tinto consequência da purina.

                                                    Sucos contra ácido úrico e gota

                                        1/2 pepino
                                        1/2 cenoura
                                        1 copo de água de coco ou 1 copo de água mineral
                                       
                                        Modo de preparo: passar pela centrífuga a cenoura e o pepino  e                                         em seguida misturar com água de coco ou água mineral.

                                        Suco de melancia

                                        2 xícaras com pedaços de polpa de melancia com sementes
                                        1 copo de água de coco ou água mineral
                                        Adoçante a gosto
                                       
                                        Modo de preparo: colocar no liquidificador, bater rapidamente, coar                                               e tomar em seguida
 
                                        Dose recomendada: três vezes ao dia

                                        Principais elementos teurapêuticos

                                        Melancia: tem muitos elementos essenciais para fortalecer o organismo. Um deles é o licopeno, pigmento que confere a cor vermelha à melancia. Pesquisas realizadas na Alemanha pelo Dr. Helmut Sies constataram que o licopeno é um varredor de radicais livres, evitando o câncer. O sulco da polpa da melancia, incluindo as sementes, elimina mais rapidamente o ácido úrico do organismo, fazendo com que os filtros renais funcionem melhor durante a passagem de água por eles. A melancia é composta de 90% por água e possui apenas 31 calorias.

                                          Água de coco: contém muitos minerais, que são ótimos para hidratar e remineralizar o organismo. Possui apenas 20 calorias por 100ml.

                                           Pepino: é alcalinizante, refrescante e excelente mineralizante (contém fóforo, potássio, cálcio, enxofre, etc.), além de ser laxante. E usado com muito sucesso no combate à gota e ao ácido úrico. A combinação dos legumes, suco de pepino e cenoura é recomendada por hospitais naturalistas, pelo seu efeito benéfico no tratamento de ácido úrico e gota.

Fonte: Editora Elevação

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

O que é Microcefalia



O que é Microcefalia?
(Do grego mikrós, pequeno + kephalé, cabeça). Também conhecida como Nanocefalia, caracteriza-se pela deficiência do crescimento do cérebro, tanto pela dimensão da caixa craniana, como pelo pequeno desenvolvimento do cérebro em si.
O tamanho da cabeça é menor do que a média da faixa etária da criança ou do feto que não apresenta essa doença. A Microcefalia pode desenvolver-se nos primeiros anos de vida podendo ser adquirida, como pode ainda ser congênita. Poderá também ser fruto da exposição a substâncias nocivas no decorrer da gravidez do feto em questão, havendo a possibilidade da ligação à síndromes genéticas hereditárias.
Vários fatores podem provocar alterações cerebrais ao feto durante a gestação e durante o decorrer dos primeiros anos de vida.
                                                                             Causas                                                                                                                                                                                    Congênitas
Diabetes materna não controlada; Hipotiroidismo materno; Insuficiência placentária; Consumo de álcool, drogas; Anomalias genéticas; Desnutrição; Exposição a radiação de bombas atômicas; Infecções durante a gravidez, especialmente rubéola, citomegalovírus e toxoplasmose.

  Pós Natais
Má formação do metabolismo; Síndromes como: de Rett, de Cornélia de Lange, Cri du chat, Rubinstein- Taybi, Sechel, Smith-
Lemli-Orttz, Edwards, Down e Grito do Gato; Infecções Intra-craneais (Encefalite e Meningite); Trissomia 13 ou 16; Intoxicação por cobre ou mercúrio; Hipotiroidismo infantil; Anemia crônica infantil; Traumas disruptivos (como AVC); Insuficiência renal crônica.                                              
A Microcefalia é caracterizada quando a cabeça da criança, com um ano e três meses é menor que 42 centímetros. Isso acontece devido ao fato dos ossos da cabeça, que estão separados ao nascer se unirem muito cedo, impedindo o crescimento do cérebro dentro da caixa craniana.

 Sintomas
O sintoma mais característico é o tamanho da cabeça proporcionalmente menor do que a de crianças do mesmo sexo e idade. A Microcefalia primária promove hipertonia muscular generalizada, paralisia, convulsões e atraso mental.
A Microcefalia secundária vária segundo o tipo de gravidade da malformação. Na maioria dos casos s funções cerebrais são pouco desenvolvidas, provocando assim um profundo atraso mental.


Crianças podem apresentar: Atraso Mental; Déficit Intelectual; Paralisia; Convulsões; Rigidez dos Músculos.
Diagnóstico
É feita a medição do tamanho da cabeça, medindo-a em torno do seu topo, (região mais larga) chamada de perímetro cefálico. Com um padrão já bem estabelecido de crescimento, as medidas tomadas serão comparadas a outras do percentil, também apuradas de outras crianças normais.
Os crânios em condições normais, no momento do nascimento, possuem um perímetro de variável entre 33 a 36 centímetros e aumentam no decorrer dos primeiros anos de vida e acompanham o crescimento do encéfalo. Nos primeiros seis meses o crescimento é avançado, após o nascimento (7 a 8 centímetros) chegando aos 46 a 48 centímetros, no final do primeiro ano de vida.
Crianças com Microcefalia apresentam crescimento abaixo da média. Será pedido por um médico, um histórico completo do pré-natal do paciente com essa anomalia e também do seu nascimento e crescimento. Será feito um exame físico, incluindo exame neurológico.
Um histórico familiar para se aferir medidas da cabeça dos pais no intuito de averiguar se há caso de microcefalia na família.
Exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética e exames sanguíneos, vão ajudar na avaliação das reais origens da patologia instalada.
Entrar em contato com o diagnóstico da Microcefalia pode ser muito difícil para os pais, podendo gerar diversos sentimentos como profunda tristeza, culpa, medo, raiva, por isso é aconselhável à procura de:
Ajuda de profissionais que já lidam com o problema e estão aptos a dar um suporte para lidar com a situação, inclusive emocionalmente, terapeutas experientes.
Buscar também a proximidade de outras famílias que passam pela mesma situação e encontrar assim um apoio psicológico emocional.
Tratamento
Não há tratamento da Microcefalia, mas existem procedimentos para amenizar os efeitos da ocorrência, no que diz respeito ao desenvolvimento mental da criança.
A cirurgia realizada nesse caso, é feita no momento em que o fechamento dos ossos da cabeça é constatado, no período dos dois primeiros meses de vida do bebê e o procedimento visa abrir as suturas dos ossos, evitando que o crânio se feche, comprimindo o cérebro, impossibilitando-o de crescer.
Quando a Microcefalia é tardiamente detectada, o tratamento visa diminuir as consequências e sequelas provocadas pela anomalia e refletidas na criança de maneira a debilitar o seu desenvolvimento intelectual.


Como não é possível converter o quadro da doença depois de instalado, o que se deve fazer é lançar mão de terapias que venham melhorar a qualidade de vida da criança, estimulando suas possibilidades como a fala e sua criatividade. Fisioterapia, terapia ocupacional e outras formas de estimular a criança no seu desenvolvimento motor, intelectual e emocional.
Prevenção
Se houver histórico na família da Microcefalia, é viável preveni-la consultando um geneticista antes de engravidar e expor-se a essa possibilidade. Efetuar o pré-natal esquivando-se do uso de drogas, álcool, durante a gestação e se ater a todos os cuidados referentes às causas abordadas no estudo para evitar as consequências.

Fonte: Saúde,Doenças e medicina

O que é Macrocefalia?



O que é Macrocefalia
Macrocefalia é a condição em que a cabeça da criança tem um tamanho maior do que o considerado esperado para sua idade. A cabeça da criança é medida nas consultas de rotina com o pediatra, em que ele avalia se o crescimento da criança como um todo está ocorrendo dentro do esperado.
Em geral, a circunferência da cabeça do recém-nascido é dois centímetros maior do que a circunferência do peito. A partir dos 6 meses, até os dois anos, essas medidas se igualam, e depois disso o normal é que a circunferência do peito seja maior do que a da cabeça.
Causas
O mais comum é que a macrocefalia seja uma característica genética familiar, a chamada macrocefalia familiar benigna. No entanto, algumas vezes a macrocefalia pode ser sintoma de alguma doença, como:
  • Hidrocefalia, o acúmulo de líquidos na cabeça, que pode ser congênita, póstraumática ou obstrutiva
  • Tumores no cérebro
  • Sangramento intracraniano    
  • Hematomas crônicos
  • Síndrome de Morquio
  • Síndrome de Hurler
  • Doença da Canavan.
Fonte: Isis Dulce Pezzuol, pediatra