quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

O que é a água

                                                                          Água

   É um líquido incolor, insípido e inodoro.É um composto bastante simples formado de duas partes de hidrogênio e uma de oxigênio. de todos os nutrientes essenciais, ela é a mais importante. embora os seres humanos possam sobreviver cerca de sete dias sem água em perfeitas condições, a desidratação, ou perda rápida de água, pode
ser fatal em um período relativamente curto, em questão de horas quando crianças pequenas com diarreia perdem grandes quantidades de água.
   A água não fornece energia alimentar, mas o organismo humano só consegue utilizar a maior parte dos nutrientes essências à vida por causa da sua reação com água. Ele constitui a maior parte do peso corporal e fornece o meio para que os outros nutrientes possam agir. Embora a água tenha várias funções diferentes no metabolismo humano uma das mais importantes, sobretudo para os atletas, é o controle da temperatura corporal.
   Quando o organismo perde fluídos por qualquer via, ele não perde apenas água, mas eletrólitos também. Os eletrólitos estão envolvidos em inúmeras funções fisiológicas, como contração muscular e equilíbrio de fluídos. Uma condição anormal de eletrólitos pode influenciar de maneira adversa tanto a saúde como o desempenho físico.

   Necessidade diária de àgua

   A exigência de água do organismo varia de acordo com o peso do indivíduo e a fase da vida em que ele se encontra. Em níveis normais de temperatura ambiente e de atividade,o adulto comum precisa de um mililitro de água por caloria ingerida. Tanto para a mulher como para o homem, a quantidade ideal para manter o equilíbrio adequada de água, situa-se em faixa entre 2.000 e 2.800, respectivamente, ou dois e três litros.

   O equilíbrio de água do organismo ocorre quando a quantidade que sai é igual à que entra. uma pequena quantidade é perdida nas fezes e no ar que expiramos. a perspiração insensível da pele, não visível, é constituída quase que de água pura e é responsável por 30% das perdas de água do organismo. As perdas da transpiração podem aumentar consideravelmente durante o exercício e/ou em ambientes quentes.A excreção urinária é a forma mais comum de perder água. Ela pode aumentar com o uso de diuréticos, incluindo álcool e cafeína,ou com uma alimentação rica em proteínas, que eleva a produção de ureia e que precisa ser excretada pelos rins.

   A ingestão de bebidas, como água, refrigerantes, leite,café e chá é a principal forma de repor as perdas de água. Entretanto, os alimentos sólidos também contribuem para o estoque de água. A quantidade de água dos alimentos é variada: certosalimentos, como alface, aipo, melão e a maior parte das frutas, contêm cerca de 90% de água, outros contêm mais de 60% mesmo o pão, um alimento aparentemente seco, conta~em 36% de água.






Nenhum comentário:

Postar um comentário